top of page
Search
  • primrosevanschaick

Kubik rubik 3x3 formula: como resolver o cubo mágico 3x3 com fórmula em turco



Como resolver uma fórmula Kubik Rubik 3x3




Um Kubik Rubik 3x3 é um popular quebra-cabeça tridimensional que consiste em um cubo com seis faces coloridas, cada uma dividida em nove quadrados menores. O cubo pode ser torcido de várias formas, misturando suas cores e criando um desafio para quem quiser restaurá-lo ao seu estado original.




kubik rubik 3x3 formula



Resolver um Kubik Rubik 3x3 pode ser muito gratificante e satisfatório, pois testa sua lógica, memória e habilidades espaciais. Também pode melhorar sua concentração, paciência e habilidades de resolução de problemas. No entanto, resolver um Kubik Rubik 3x3 também pode ser muito frustrante e assustador, especialmente se você não sabe por onde começar ou o que fazer a seguir.


Felizmente, existe uma fórmula simples e eficaz que pode ajudá-lo a resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 em questão de minutos. Essa fórmula consiste em uma série de etapas e algoritmos que o orientam em cada estágio da resolução do cubo. Seguindo esta fórmula, você poderá resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 com facilidade e confiança Neste artigo, explicarei o básico da fórmula Kubik Rubik 3x3, as etapas da fórmula e algumas dicas e truques para resolver o cubo mais rapidamente. Ao final deste artigo, você será capaz de resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 com facilidade e confiança.


Os fundamentos da fórmula Kubik Rubik 3x3




Antes de mergulharmos na fórmula, vamos revisar alguns conceitos e termos básicos que nos ajudarão a entender como o cubo funciona e como manipulá-lo.


A estrutura do cubo




O cubo é composto por seis faces, cada uma com nove adesivos de uma das seis cores: branco, amarelo, verde, azul, vermelho e laranja. Os rostos são rotulados da seguinte forma:


  • Frente (F): O rosto que está voltado para você.



  • Traseira (B): A face oposta à face frontal.



  • Esquerda (L): A face que está no lado esquerdo da face frontal.



  • Direita (R): A face que está no lado direito da face frontal.



  • Up (U): A face que está no topo do cubo.



  • Down (D): A face que está no fundo do cubo.



O cubo pode ser girado em três dimensões, alterando a posição e a orientação dos adesivos. Cada rotação é chamada de movimento. Um movimento pode afetar uma ou mais faces do cubo por vez.


A notação do cubo




Para descrever como realizar um movimento, usamos um sistema de notação que consiste em letras e símbolos. Cada letra representa uma face do cubo e cada símbolo representa uma direção ou um ângulo de rotação. aqui estão alguns exemplos:


  • F: Gire a face frontal em 90 graus no sentido horário.



  • F': Gire a face frontal no sentido anti-horário em 90 graus.



  • F2: Gire a face frontal em 180 graus (no sentido horário ou anti-horário).



  • R U R': Execute três movimentos em sequência: gire a face direita no sentido horário, gire a face superior no sentido horário e gire a face direita no sentido anti-horário.



Para facilitar a leitura e a escrita, usamos espaços para separar movimentos diferentes e parênteses para agrupar vários movimentos que afetam o mesmo rosto. Por exemplo:


  • (R U R' U') R' F R F': Execute oito movimentos em sequência: gire a face direita no sentido horário, gire a face superior no sentido horário, gire a face direita no sentido anti-horário e gire a face superior no sentido anti-horário (este é um grupo) , gire a face direita no sentido anti-horário, gire a face frontal no sentido horário, gire a face direita no sentido horário e gire a face frontal no sentido anti-horário (este é outro grupo).



O Gol do Cubo




O objetivo de resolver um Kubik Rubik 3x3 é restaurá-lo ao seu estado original, onde cada face tem apenas uma cor. Isso significa que cada adesivo deve corresponder à cor de sua peça central, que nunca muda de posição ou orientação. Por exemplo, se a peça central da face frontal for vermelha, todos os nove adesivos dessa face devem ser vermelhos.


Os passos da fórmula Kubik Rubik 3x3




Agora que sabemos como manipular e descrever o cubo, vamos aprender como resolvê-lo usando uma fórmula simples e eficaz.Essa fórmula consiste em seis etapas, cada uma com seu próprio algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de movimentos que realiza uma tarefa ou objetivo específico. Seguindo essas etapas e algoritmos em ordem, você poderá resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 em questão de minutos.


Passo 1: A Cruz Branca




O primeiro passo é fazer uma cruz branca na face inferior do cubo, combinando as cores das peças centrais laterais. Por exemplo, se você tiver uma borda branca e verde na camada inferior, coloque-a entre a peça central branca e a peça central verde. Assim, você terá quatro adesivos brancos formando uma cruz na face inferior, e quatro cores iguais em cada lado da cruz.


Para fazer uma cruz branca, você precisa encontrar e mover quatro peças de borda branca para suas posições corretas na camada inferior. Você pode usar este algoritmo para mover qualquer borda branca de qualquer posição no cubo para sua posição correta na camada inferior: F R' D' R F'


Esse algoritmo funciona movendo a borda branca da camada superior para a camada frontal, girando a face direita para alinhar o adesivo branco com a face inferior, movendo a borda branca para a camada inferior e, finalmente, restaurando a frente e faces direitas para suas posições originais. Aqui está um exemplo de como usar este algoritmo:


Neste exemplo, queremos mover a peça de borda branca e azul da camada superior para a camada inferior, entre as peças centrais branca e azul. Aplicamos o algoritmo F R' D' R F', e obtemos o resultado mostrado na última imagem. A borda branca e azul está agora em sua posição correta e podemos repetir o mesmo processo para as outras três bordas brancas.


Etapa 2: os cantos brancos




O segundo passo é colocar as quatro peças de canto brancas na camada inferior, combinando as cores das bordas adjacentes.Por exemplo, se você tiver uma peça de canto branca, verde e vermelha na camada inferior, você deseja colocá-la entre a peça de borda branca e verde e a peça de borda branca e vermelha. Dessa forma, você terá um rosto totalmente branco na camada inferior e quatro cores correspondentes em cada canto do rosto.


Para colocar uma peça de canto branca na camada inferior, você precisa encontrá-la e movê-la para sua posição correta no cubo. Você pode usar este algoritmo para mover qualquer peça de canto branca de qualquer posição no cubo para sua posição correta na camada inferior: R' D' R D


Esse algoritmo funciona movendo a peça de canto branca da camada superior para a camada direita, girando a face inferior para alinhar o adesivo branco com a face inferior, movendo a peça de canto branca para a camada inferior e, finalmente, restaurando a face direita à sua posição original. Aqui está um exemplo de como usar este algoritmo:


Neste exemplo, queremos mover a peça de canto branca, verde e laranja da camada superior para a camada inferior, entre a peça de borda branca e verde e a peça de borda branca e laranja. Aplicamos o algoritmo R' D' R D, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. O canto branco, verde e laranja está agora em sua posição correta, e podemos repetir o mesmo processo para os outros três cantos brancos. Etapa 3: as bordas da camada intermediária




A terceira etapa é mover as quatro peças de borda da camada intermediária para suas posições corretas, combinando as cores das peças centrais. Por exemplo, se você tiver uma peça de borda verde e vermelha na camada do meio, coloque-a entre a peça central verde e a peça central vermelha. Dessa forma, você terá duas camadas completas no cubo e quatro cores correspondentes em cada lado do cubo.


Para mover uma peça de borda da camada intermediária para sua posição correta, você precisa encontrá-la e movê-la da camada superior para a camada intermediária.Você pode usar um destes dois algoritmos, dependendo se você precisa mover a aresta para a esquerda ou para a direita:


Para mover a aresta para a esquerda:


U' L' U L U F U' F'


Para mover a aresta para a direita:


U R U' R' U' F' U F


Esses algoritmos funcionam movendo a aresta da camada superior para a camada esquerda ou direita, girando a face superior para alinhar a aresta com sua posição correta na camada intermediária, movendo a aresta para a camada intermediária e, finalmente, restaurando as faces esquerda ou direita e frontal para suas posições originais. Aqui estão dois exemplos de como usar esses algoritmos:


Neste exemplo, queremos mover a peça de borda verde e vermelha da camada superior para a camada do meio, entre a peça central verde e a peça central vermelha. Aplicamos o algoritmo U' L' U L U F U' F', e obtemos o resultado mostrado na última imagem. A borda verde e vermelha está agora em sua posição correta e podemos repetir o mesmo processo para as outras três bordas da camada intermediária.


Neste exemplo, queremos mover a peça de borda azul e laranja da camada superior para a camada do meio, entre a peça central azul e a peça central laranja. Aplicamos o algoritmo U R U' R' U' F' U F, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. A aresta azul e laranja está agora em sua posição correta e podemos repetir o mesmo processo para as outras três arestas da camada intermediária. Passo 4: A Cruz Amarela




O quarto passo é orientar as quatro arestas da última camada para que todas fiquem com a face amarela voltada para cima, formando uma cruz amarela na face superior do cubo. Por exemplo, se você tiver uma borda amarela e azul na camada superior, deseja girá-la para que o adesivo amarelo fique na face superior e o adesivo azul na face frontal. Dessa forma, você terá quatro adesivos amarelos formando uma cruz na face superior e quatro cores iguais em cada lado da cruz.


Para fazer uma cruz amarela, você precisa encontrar e girar as quatro últimas bordas da camada para suas orientações corretas na camada superior. Você pode usar este algoritmo para orientar qualquer número de arestas de zero a quatro: F R U R' U' F'


Esse algoritmo funciona movendo as quatro arestas da camada superior para as camadas frontal e direita, girando a face superior para inverter as arestas, movendo as arestas de volta para a camada superior e, finalmente, restaurando as faces frontal e direita às suas posições originais. Aqui estão alguns exemplos de como usar esse algoritmo:


Neste exemplo, não temos adesivos amarelos na face superior. Aplicamos o algoritmo F R U R' U' F', e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos dois adesivos amarelos formando uma linha na face superior.


Neste exemplo, temos dois adesivos amarelos formando uma linha na face superior. Aplicamos o algoritmo F R U R' U' F', e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos quatro adesivos amarelos formando uma cruz na face superior.


Etapa 5: as bordas amarelas




A quinta etapa é permutar as quatro peças de borda da última camada para que correspondam às cores das peças centrais. Por exemplo, se você tiver uma peça de borda amarela e azul na camada superior, você deseja movê-la para sua posição correta entre a peça central azul e a peça central amarela. Dessa forma, você terá uma face amarela completa na camada superior e quatro cores correspondentes em cada lado da face.


Para permutar as arestas da última camada, você precisa encontrá-las e movê-las de suas posições atuais para suas posições corretas na camada superior. Você pode usar este algoritmo para mover qualquer número de arestas de zero a quatro: R U R' U R U2 R' U


Este algoritmo funciona movendo as quatro arestas da camada superior para a camada direita, girando a face superior para percorrer as arestas, movendo as arestas de volta para a camada superior e, finalmente, restaurando a face direita à sua posição original .Aqui estão alguns exemplos de como usar esse algoritmo:


Neste exemplo, temos uma aresta na posição correta (amarelo e verde) e três arestas nas posições erradas (amarelo e vermelho, amarelo e azul, amarelo e laranja). Aplicamos o algoritmo R U R' U R U2 R' U, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos duas bordas em suas posições corretas (amarelo e verde, amarelo e vermelho) e duas bordas em suas posições erradas (amarelo e azul, amarelo e laranja).


Neste exemplo, temos duas bordas em suas posições corretas (amarelo e verde, amarelo e vermelho) e duas bordas em suas posições erradas (amarelo e azul, amarelo e laranja). Aplicamos o algoritmo R U R' U R U2 R' U, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos todas as quatro arestas em suas posições corretas (amarelo e verde, amarelo e vermelho, amarelo e azul, amarelo e laranja). Etapa 6: os cantos amarelos




A sexta e última etapa é orientar e permutar as quatro peças dos cantos da última camada para que correspondam às cores das bordas adjacentes. Por exemplo, se você tiver uma peça de canto amarela, verde e vermelha na camada superior, deseja girá-la e movê-la para sua posição correta entre as peças de borda verde e vermelha. Dessa forma, você terá um cubo completo e resolvido, com todas as seis faces tendo apenas uma cor.


Para orientar e permutar as peças de canto da última camada, você precisa localizá-las e girá-las de suas orientações atuais para suas orientações corretas na camada superior e, em seguida, localizar e movê-las de suas posições atuais para suas posições corretas na camada superior. Você pode usar esses dois algoritmos, um para orientação e outro para permutação:


Para orientar as peças de canto:


R' D' R D


Este algoritmo funciona movendo as quatro peças de canto da camada superior para a camada direita, girando a face inferior para virar as peças de canto, movendo as peças de canto de volta para a camada superior e, finalmente, restaurando a face direita para sua posição original . Aqui está um exemplo de como usar este algoritmo:


Neste exemplo, temos duas peças de canto em suas orientações corretas (amarelo, verde e vermelho; amarelo, azul e laranja) e duas peças de canto em suas orientações erradas (amarelo, verde e laranja; amarelo, azul e vermelho ). Aplicamos o algoritmo R' D' R D, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos todas as quatro peças de canto em suas orientações corretas.


Para permutar as peças de canto:


U R U' L' U R' U' L


Esse algoritmo funciona movendo as quatro peças de canto da camada superior para as camadas direita e esquerda, girando a face superior para alternar as peças de canto, movendo as peças de canto de volta para a camada superior e, finalmente, restaurando as faces direita e esquerda às suas posições originais. Aqui está um exemplo de como usar este algoritmo:


Neste exemplo, temos um canto em sua posição correta (amarelo, verde e vermelho) e três cantos em suas posições erradas (amarelo, azul e laranja; amarelo, verde e laranja; amarelo, azul e vermelho ). Aplicamos o algoritmo U R U' L' U R' U' L, e obtemos o resultado mostrado na última imagem. Agora temos todas as quatro peças de canto em suas posições corretas.


Dicas e truques para resolver a fórmula Kubik Rubik 3x3 mais rapidamente




Parabéns! Você acabou de aprender como resolver um Kubik Rubik 3x3 usando uma fórmula simples e eficaz. No entanto, se você quiser melhorar sua velocidade e eficiência, talvez queira aprender algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a resolver o cubo mais rapidamente. Aqui estão alguns deles:


Pratique e memorize os algoritmos




Quanto mais você praticar e memorizar os algoritmos, mais rápido será capaz de executá-los sem hesitação ou erro.Você pode usar ferramentas ou aplicativos online que podem ajudá-lo a aprender e praticar os algoritmos. Você também pode escrevê-los em um papel ou cartão e levá-los aonde quer que vá. Você também pode tentar entender a lógica por trás de cada algoritmo e como isso afeta o cubo.


Olhe para frente e planeje seus movimentos




Uma das principais habilidades para resolver o cubo mais rapidamente é olhar para frente e planejar seus movimentos antes de executá-los. Isso ajudará você a reduzir o tempo de resolução e evitar movimentos desnecessários. Você pode praticar essa habilidade examinando o cubo em busca da próxima peça ou etapa enquanto executa o movimento ou algoritmo atual. Você também pode tentar prever como o cubo mudará após cada movimento ou algoritmo.


Use truques com os dedos e otimize sua pegada




Outra habilidade fundamental para resolver o cubo mais rapidamente é usar truques com os dedos e otimizar sua pegada no cubo. Isso ajudará você a executar os movimentos com mais rapidez e suavidade. Os truques com os dedos são técnicas que permitem realizar movimentos usando apenas os dedos, em vez de toda a mão ou pulso. Por exemplo, você pode usar o dedo indicador para executar um movimento em U ou o polegar para executar um movimento em D. Otimizar sua pegada significa segurar o cubo de uma forma que permita acessar todas as faces facilmente sem deixar cair ou torcer o cubo. Por exemplo, você pode segurar o cubo com o polegar em um lado da camada inferior e o dedo indicador no lado oposto da camada superior. Você também pode usar tutoriais ou vídeos on-line para aprender e praticar truques com os dedos e técnicas de pegada.


Conclusão




Você acabou de aprender como resolver um Kubik Rubik 3x3 usando uma fórmula simples e eficaz. Essa fórmula consiste em seis etapas e algoritmos que o orientam em cada estágio da resolução do cubo. Seguindo esta fórmula, você poderá resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 com facilidade e confiança.


Resolver um Kubik Rubik 3x3 pode ser muito gratificante e satisfatório, pois testa sua lógica, memória e habilidades espaciais.Também pode melhorar sua concentração, paciência e habilidades de resolução de problemas. No entanto, resolver um Kubik Rubik 3x3 também pode ser muito frustrante e assustador, especialmente se você não sabe por onde começar ou o que fazer a seguir.


Felizmente, com esta fórmula, você não precisa mais se preocupar com isso. Você pode resolver qualquer Kubik Rubik 3x3 em questão de minutos, usando apenas alguns movimentos e algoritmos simples. Você também pode melhorar sua velocidade e eficiência praticando e memorizando os algoritmos, olhando para frente e planejando seus movimentos, usando truques com os dedos e otimizando sua pegada.


Então, o que você está esperando? Pegue seu Kubik Rubik 3x3 e experimente você mesmo. Você ficará surpreso com o quão fácil e divertido é resolver este quebra-cabeça. Você também impressionará seus amigos e familiares com suas habilidades e conhecimentos. Você pode até se tornar viciado neste hobby fascinante.


Feliz cubagem!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre como resolver um Kubik Rubik 3x3:


P: Quantas combinações possíveis existem em um Kubik Rubik 3x3?




R: Existem 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis em um Kubik Rubik 3x3. Isso é mais de 43 quintilhões!


P: Qual é o recorde mundial para resolver um Kubik Rubik 3x3?




R: O recorde mundial atual para resolver um Kubik Rubik 3x3 é de 3,47 segundos, estabelecido por Yusheng Du da China em 2018.


P: Existe uma maneira mais rápida ou fácil de resolver um Kubik Rubik 3x3?




R: Existem muitos métodos e técnicas diferentes para resolver um Kubik Rubik 3x3, alguns mais rápidos ou mais fáceis do que outros. No entanto, a fórmula apresentada neste artigo é uma das mais simples e eficazes para solucionadores iniciantes e intermediários. Também é fácil de aprender e lembrar, pois requer apenas seis etapas e algoritmos.


P: Como posso fazer meu Kubik Rubik 3x3 girar mais rápido ou mais suave?




R: Você pode fazer seu Kubik Rubik 3x3 girar mais rápido ou mais suave ajustando a tensão dos parafusos que prendem o cubo.Você também pode lubrificar o cubo com spray de silicone ou óleo para reduzir o atrito e o desgaste. No entanto, tome cuidado para não exagerar, pois muita tensão ou lubrificação pode danificar o cubo ou fazê-lo sair do lugar.


P: Onde posso comprar um Kubik Rubik 3x3 ou aprender mais sobre ele?




R: Você pode comprar um Kubik Rubik 3x3 online ou em qualquer loja de brinquedos ou hobby. Você também pode aprender mais sobre isso visitando fóruns on-line, sites, blogs ou canais do YouTube dedicados ao cubo. Alguns dos mais populares são:


  • : um site que fornece notícias, recursos, tutoriais, competições e classificações para speedcubing.



  • : Site oficial da marca Rubik's, que oferece produtos, história, dicas, jogos e eventos relacionados ao cubo.



  • : um canal do YouTube que apresenta análises, unboxings, tutoriais, desafios e brindes de vários cubos e quebra-cabeças.



0517a86e26


2 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page